ORGANIZADOR

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A NATUREZA DE SANTANA DO ACARAÚ - PARTE I

O município de Santana do Acaraú tem uma área urbana das mais arborizadas do Brasil, que compreende sua sede, em sua totalidade a cidade possui muitas riquezas naturais, com belas paisagens. Vamos conhecer um pouco da natureza dessa cidade, que deve ser sempre preservada e respeitada, por dentro de seu não tão grande território estão guardadas muitas riquezas, muitas diversidades, inclusive facilitando a produção agrícola, onde é trabalhado o principal produto do Ceará, o cajú, que se espalha por quase todo o município, dentre várias outras coisas que iremos ver ou lembrar. O reconhecimento e cuidado maior deve ser da própria população santanense, pois tudo isso fica em nossa casa, "a cidade formosa sob o céu azul", Santana do Acaraú. A seguir, algumas das riquezas naturais dessa cidade histórica.

Rio Acaraú


O Rio Acaraú nasce no município de Mosenhor Tabosa e banha várias outras cidades além de Santana do Acaraú, até desaguar no mar em Acaraú, podemos considerar que o rio é a maior riqueza natural de Santana do Acaraú, pois é principal fonte de abastecimento de água da cidade, e ainda nos contempla com suas belas paisagens. A importância do rio para Santana pode ser entendida em seu próprio nome, Santana do Acaraú, que é uma homenagem a Senhora Sant'Anna, padroeira da cidade, e o Rio Acaraú, que abastece e mata a sede da população, propiciando também o cultivo em suas margens, não só de Santana do Acaraú, mas de todas as outras cidades que ele corta.

Serrote da Rola


Além de ser outra bela paisagem de Santana do Acaraú, o Serrote da Rola é ponto importante na história da cidade, pois os registros existentes nas cartas de Frei Cristóvão de Lisboa confirmam que o mesmo esteve bem próximo de lá por volta de 1629, e fez oração por N. S. Sant'Anna, agradecendo por escapar de ataque dos índios Tapuias na Serra da Ibiapaba e pedindo proteção para o resto da jornada até o Fortim do Amparo, na ocasião ele prometera construir uma capela em homenagem a Senhora Sant'Anna, promessa que veio a ser cumprida muito tempo depois pelo Padre Antônio dos Santos da Silveira, num local bem mais afastado. No Serrote da Rola ainda existem escrituras rupestres que mostram um pouco do passado mais distante dessa região, evidenciando que o local sempre foi propicio para ser habitado, com o Rio Acaraú bem próximo e uma boa fauna e flora. Em tempos de chuva, podemos nos banhar nas maravilhosas bicas naturais que ainda jorram água.

Reserva Ambiental do Jacurutú


 Na localidade santanense de Goiabeiras temos a Reserva Ambiental do Jacurutú, que guarda fontes de águas preservadas, comprovadamente potáveis, e devem ser sempre preservadas. A reserva ainda possui vários cajueiros que embelezam a paisagem, também com uma fauna diversificada, com destaque para os macacos saguis, que habitam a região.

Serrote do Mucuripe


A Torre do Mucuripe, como é chamado pela população que mora em seus arredores, talvez possua a fauna mais diversificada de Santana do Acaraú, e também é área preservada, em seu topo está cravada uma placa de concreto posta pelo IBAMA, mas em primeiro lugar deve ser valorizado e preservado pelo próprio povo santanense, pois lá está guardada pela natureza uma grande reserva de mármore, onde muitas "pessoas jurídicas" gostariam de explorar, vamos sempre ficar de olhos abertos. O topo do Mucuripe já foi ou ainda é uma das melhores vistas do território do Ceará.


A foto acima mostra uma das belas vistas do alto da Torre do Mucuripe, observe no fundo o Serrote da Rola, virando paro o outro lado podemos ver as dunas da Praia de Jericoacoara.

As Carnaubeiras


É impossível falar da natureza de Santana do Acaraú, bem como de todo o Sertão Nordestino, e não falar das Carnaubeiras, que se exibem a vontade na paisagem do município, planta que tudo dela é aproveitado, e ajuda até na economia da cidade, pois em tempo de carnaubal a fartura é garantida. Na foto acima podemos observar as carnaubeiras em meio a paisagem da sede do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário