ORGANIZADOR

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ARTISTAS DA MUSICA - CULTURA SANTANENSE

Em sua diversidade cultural, Santana do Acaraú possui vários músicos que expressam sua arte de todas as formas que a música exige, e não seria diferente na composição e na viola, em destaque Raimundo Nonato Costa, violeiro de nascença, cantor e também compositor de belas canções, veja a história desse grande artista santanense do Riacho dos Porcos.


Raimundo Nonato Costa é um típico escorpiano: teimoso, possessivo e perseverante!  Com ele não tem meios termos: ou ama ou odeia, ou fica por inteiro ou vai embora. Na sua vida não há espaço para a dúvida nem a indecisão.  É o nono, dos dez filhos dos agricultores dona Augusta e Manoel Alexandre.
Nasceu em Santana do Acaraú, interior do Ceará, no dia 12 de novembro de 1969, precisamente no Sítio Riacho dos Porcos.  Anos mais tarde mudou-se para o Sítio Camará. Com 13 anos, ele deixou aquele lugar. O Sítio Camará era pequeno demais para abraçar o seu talento. Decidido, partiu, levando na bagagem: a viola, as emoções e lembranças que alimentariam os sonhos em busca de suas realizações.
Usou a força de seu caráter como bússola para lhe guiar rumo à conquista de seus objetivos. No caminho que traçou para si enfrentou muitas batalhas. Lutou muitas lutas. Foi moldado a ferro e fogo, a pão e água, sublimado em riso e pranto. Todos os obstáculos encontrados no caminho foram cristalizados, ele seguiu firme, aprendeu lições, usou em seu favor, rompeu a concha, se reinventou.
Seguiu sua trajetória como um exímio repentista. Cursou Letras. Formou-se na vida e nos versos. Em 28 de julho de 1988 em Cajazeiras, ocorreu o fato que mudaria o rumo de sua vida: o primeiro encontro com Raimundo Nonato Neto, seu grande parceiro e amigo. No dia 10 de janeiro de 1992 a formação da dupla é oficializada, começando a partir de então um "casamento" de sucessos e uma seqüência de grandes vitórias e inúmeras conquistas.
Sua história de vida, tão comum aos milhares de brasileiros, filhos do Nordeste, nos remete a lição da pérola: que nasce do sofrimento, do atrito, dos pequenos ferimentos que lhe foram causados e se transforma em jóia preciosa.
Assim é Nonato Costa. Um artista admirável. Interessado na política e nos seres humanos. Diverso como convém a todo poeta. Uma pérola rara!
CONFIRA O SITE DE "OS NONATOS": www.osnonatos.com.br

EM BREVE ESTAREMOS REGISTRANDO AQUI ALGO SOBRE OUTROS ARTISTAS DA TERRA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário